Sapalo António concorre à presidência do PRS

Luanda – Sapalo António, antigo líder da bancada parlamentar do PRS e ex-vice ministro da Indústria, deverá concorrer à liderança deste partido no congresso que terá lugar em Junho deste ano.
Afastado dos holofotes da política e dedicado à docência, através do Instituto Superior de Ciências e Administração Humanas, de que é fundador, o político propõe-se a ajudar tirar o partido do marasmo em que se encontra.

Figura próxima de Eduardo Kwangana, Sapalo tem sido descrito em alguns círculos como sendo a pessoa que terá criado o Partido Renovador Social, mas posteriormente terá abdicado da presidência ainda na sua fundação por ser demasiado novo.

Segundo apurou o Club-K, a ida de Sapalo à luta pela liderança terá sido também fruto de algumas solicitações de membros desta força política que não se conformam com o actual estado do partido. Desde a sua fundação, em 1992, o PRS tem sido dirigido por Eduardo Kwangana, que até ao momento ainda não se manifestou se concorre ou não à sua própria sucessão.

Líder há 24 anos, Eduardo Kwangana viu o PRS passar da terceira para quarta força política e também assistiu ao desmembramento do partido. Jovens como Joaquim Nafoia, David Já e outros preferiram afastar-se do partido e filiarem-se à UNITA, onde acabaram ser guindados para alguns postos na direcção recém-criada por Isaías Samakuva.

Depois de uma participação exitosa nas eleições de 1992, o PRS tem vindo a cair em termo de aceitação política. Perdeu o terceiro lugar para a CASA-CE, de Abel Chivukuvuku, e viu diminuir os lugares que tem conquistado na Assembleia Nacional.

Até ao momento, embora no interior do partido se diga que Sapalo António seja um forte candidato, ainda não se conhece oficialmente qualquer concorrente oficial. Há indícios de que 24 anos depois, Eduardo Kwangana ainda tencione permanecer no cargo, assim como o antigo secretário-geral deste partido, João Baptista Ngandagina, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, também esteja predisposto a pleitar pela liderança do partido.

Fonte: http://club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=23265:sapalo-antonio-podera-concorrer-a-presidencia-do-prs&catid=23:politica&lang=pt&Itemid=1123

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Información básica sobre protección de datos
Responsable Federación de Comités en Solidaridad con África Negra +info...
Finalidad Gestionar y moderar tus comentarios. +info...
Legitimación Consentimiento del interesado. +info...
Destinatarios Automattic Inc., EEUU para filtrar el spam. +info...
Derechos Acceder, rectificar y cancelar los datos, así como otros derechos. +info...
Información adicional Puedes consultar la información adicional y detallada sobre protección de datos en nuestra página de política de privacidad.

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.