Sapalo António concorre à presidência do PRS

Luanda¬†– Sapalo Ant√≥nio, antigo l√≠der da bancada parlamentar do PRS e ex-vice ministro da Ind√ļstria, dever√° concorrer √† lideran√ßa deste partido no congresso que ter√° lugar em Junho deste ano.
Afastado dos holofotes da pol√≠tica e dedicado √† doc√™ncia, atrav√©s do Instituto Superior de Ci√™ncias e Administra√ß√£o Humanas, de que √© fundador, o pol√≠tico prop√Ķe-se a ajudar tirar o partido do marasmo em que se encontra.

Figura próxima de Eduardo Kwangana, Sapalo tem sido descrito em alguns círculos como sendo a pessoa que terá criado o Partido Renovador Social, mas posteriormente terá abdicado da presidência ainda na sua fundação por ser demasiado novo.

Segundo apurou o Club-K, a ida de Sapalo √† luta pela lideran√ßa ter√° sido tamb√©m fruto de algumas solicita√ß√Ķes de membros desta for√ßa pol√≠tica que n√£o se conformam com o actual estado do partido. Desde a sua funda√ß√£o, em 1992, o PRS tem sido dirigido por Eduardo Kwangana, que at√© ao momento ainda n√£o se manifestou se concorre ou n√£o √† sua pr√≥pria sucess√£o.

Líder há 24 anos, Eduardo Kwangana viu o PRS passar da terceira para quarta força política e também assistiu ao desmembramento do partido. Jovens como Joaquim Nafoia, David Já e outros preferiram afastar-se do partido e filiarem-se à UNITA, onde acabaram ser guindados para alguns postos na direcção recém-criada por Isaías Samakuva.

Depois de uma participa√ß√£o exitosa nas elei√ß√Ķes de 1992, o PRS tem vindo a cair em termo de aceita√ß√£o pol√≠tica. Perdeu o terceiro lugar para a CASA-CE, de Abel Chivukuvuku, e viu diminuir os lugares que tem conquistado na Assembleia Nacional.

Até ao momento, embora no interior do partido se diga que Sapalo António seja um forte candidato, ainda não se conhece oficialmente qualquer concorrente oficial. Há indícios de que 24 anos depois, Eduardo Kwangana ainda tencione permanecer no cargo, assim como o antigo secretário-geral deste partido, João Baptista Ngandagina, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, também esteja predisposto a pleitar pela liderança do partido.

Fonte: http://club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=23265:sapalo-antonio-podera-concorrer-a-presidencia-do-prs&catid=23:politica&lang=pt&Itemid=1123

ComparteShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Esta entrada fue publicada en Actualidad en portugués, Noticias. Guarda el enlace permanente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *